Apresentação

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Relatório


Relatório:
Exclusão de um elemento do grupo VANI
Este relatório tem como objectivo a exclusão de um elemento do grupo VANI. Nomeadamente o I.
No dia 12 de Outubro apareceu um novo aluno na nossa turma (I nº25). Depois de conhecer o nosso grupo e o respectivo tema , mostrou-se interessado em colaborar connosco. A partir desse momento , o grupo passou a chamar-se VANI. O I começou a receber orientações para que podesse começar a paticipar nas actividades do grupo. No entanto, o I precisava que fizessemos, sempre, as tarefas por ele. Quando lhe pedimos para, por exemplo, fazer um plano de uma actividade que estávamos a planear, e que já tinha sido discutida em grupo, este pediu para que escrevessemos no papel o que ele teria de escrever no documento word. Deste modo, apenas teria de se limitar a copiar o que estava escrito. No entanto, pediu ajuda para que algum dos outros elementos o ajudasse a fazer o documento. Ou seja, este basicamente esteve sentado a lado da Vanessa, a conversar com elementos de outros grupos enquanto ela fazia o que a ele tinha sido destinado. Nas seguintes aulas, o aluno nº 25, assim que chegava às aulas de Area de Projecto, ligava um computador e começava a pesquisar sites que em nada se relacionavam com o nosso tema. Enquanto isso os restantes elementos estavam reunidos a debater o tema e a idealizar o trabalho. Nas várias tentativas de reinserção do elemento no grupo, este mantinha sempre a mesma postura. No início do segundo período, os três elementos do grupo (Adriana Barros, Natacha Ferreira e Vanessa Martins) decidiram afastar o quarto elemento. Isto porque este continuou a fazer o mesmo. Visto que, tinhamos de mudar de atitude relativamente ao trabalho executado para que as notas pudessem melhorar, comunicámos esta decisão ao elemento e ao professor (que já estava a par da situação). A reação do elemento não foi a melhor. Aconselhámo-lo a tentar perceber se havia algum grupo em que se conseguisse integrar e trabalhar de facto. O que realmente aconteceu foi que, o I decidiu dizer junto dos outros grupos que não o queríamos ajudar, que não se identificava com o tema (que nos confessou não saber bem qual era), fazendo-se passar por vítima e fazendo de nós pessoas injustas. Alguns colegas dos outros grupos perguntaram-nos porque que estávamos a tomar aquela decisão relativamente ao I, no entanto nenhum dos grupos se mostrou interessado a que este se juntasse a eles.
O nosso objectivo, quando chamámos o I para conhecer o nosso grupo (coisa que mais nenhum grupo fez) era tentar ajudá-lo a integrar-se na turma, para que fosse mais fácil a sua adaptação. Contudo, ajudar não significa fazer as coisas por ele, mas sim, orientá-lo até que este seja autónomo. O que de facto este não foi capaz de ser. Não por não ter capacidades, mas sim por não tentar.
Deste modo, o grupo volta a chamar-se VAN, e tem como elementos as alunas Adriana Barros, Natacha Ferreira e Vanessa Martins.

Este relatório foi discutido pelo grupo e as opiniões de todos os elementos foram registadas.
Texto escrito por: Natacha Ferreira.

5 comentários:

  1. Olá, VANI!
    Gostava que retirasse desta notícia o nome do aluno que saíu do grupo.
    Basta referir que o grupo e o elemento em causa reflectiram sobre o seu contributo para o trabalho do grupo e deliberaram que o mesmo devia deixar o grupo, uma vez que não se identificava com o projecto em curso e não prestava qualquer colaboração.
    A linguagem que utilizam, nomeadamente o termo "suspensão" não me parece adequado!
    Substituam no texto o nome do aluno por "um colega que integrava o grupo" ou algo do género...
    Obrigado!
    O Professor
    AG

    ResponderEliminar
  2. Professor, pediu-nos um relatório, para o qual não deu nenhuma orientação. No entanto, vamos retirar o nome do elemento. Embora achemos que se o elemento tem nome deve ser tratado como tal. Outra situação está relacionada com a decisão de expulsão do Imanuel,que apenas foi tomada por aqueles elementos cuja participação no projecto era activa e que decidiram que a sua presença era prejudicial.

    Opinião:VAN
    Texto escrito por: Adriana e Natacha.

    ResponderEliminar
  3. Adriana e Natacha,

    Disse-vos que deveriam fazer uma reflexão sobre as razões que levaram a alterações no vosso grupo.
    As orientações são as que vos dei no início do ano e constam no powerpoint sobre o trabalho que desenvolvemos e sobre a avaliação em AP.
    Naturalmente devem registar as alterações que ocorrem nos grupos e justificá-las, no respeito pelos outros e utilizando uma linguagem e uma escrita que revele respeito pelos outros e pelos princípios e valores da liberdade e do respeito mútuo.
    Expressões do género "expulsão" de... referindo-se a um colega, não a considerei adequada, nem respeitar as regras de bom relacionamento que devem regular as relações entre colegas. Certamente que houve divergências entre os elementos do grupo e eram essas que objectivamente deveriam ter sido referidas.
    Falei convosco antes de elaborarem este vosso relatório e disse-vos que não concordava com o teor do mesmo por achá-lo pouco objectivo e desnecessariamente "agressivo".
    Agradeço que reformulem o relatório e indiquem as razões objectivas que levaram às alterações do vosso grupo, quais as divergências, o que fizeram para as superar, se foi devido a falta de colaboração, etc.
    Devem apagar do vosso relatório que o vosso colega foi "expulso".

    ResponderEliminar
  4. stor.. devemos esconder a realidade para não chocar as pessoas??
    devemos fingir que o colega colaborava quando isso nunca aconteceu??
    acho que quem aceder ao nosso blog deve saber o que aconteceu sem por haver uma alteração dos factos, a beneficio de alguém que nem sabia bem do que se tratava o nosso trabalho..
    vamos ser penalizadas por sermos verdadeiras???

    Natacha

    Stor, a meu ver este texto relata a veracidade dos factos decorridos. Se o elemento não colaborava com o resto do grupo, não vejo o porquê de não o dizer expressamente. Também discordo que o termo "exclusão" seja inadequado pois foi o que de facto aconteceu. pouco objectivo?!?!?

    Adriana

    Na minha opinião , acho que fomos claras e sucintas e que não devemos mentir em relação a este assunto. A verdade é que este aluno referido no relatório não mostrou qualquer interesse no trabalho , e a sua participação era práticamente nula. Relativamente ao termo "exclusão" ou "suspensão" acho que é irrelevante o que interessa é que tivemos que retirar esse aluno para que nós (VAN) pudessemos trabalhar de uma maneira mais produtiva.Agressivo?!

    Vanessa

    ResponderEliminar
  5. Estou surpreendido!
    Nunca digo aos meus alunos para "fingir" nem para "esconder" nada. Peço-lhes que se habituem a pensar pela sua própria cabeça, mas respeitando os outros, num espírito de liberdade, naturalmente responsável. Liberdade e responsabilidade são dois valores que considero fundamentais e costumo transmitir a todos os meus alunos.
    Dizem que foram "claras" e "sucintas" e que "a verdade é...".
    Temos pontos de vista diferentes sobre estas questões. Na próxima aula vamos falar um pouco sobre isto!
    Cumprimentos
    O Professor:
    Alfredo Garcia

    ResponderEliminar